Paratletas do MS integram seleção brasileira

Dois paratletas de Mato Grosso do Sul participarão do Campeonato Mundial de Paratletismo, que será realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 7 e 15 de novembro. A seleção brasileira de atletismo paralímpico foi convocada no dia 4 de outubro pelo Departamento Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). No total, 43 atletas brasileiros estarão na principal competição da temporada para a modalidade.

A campo-grandense Gabriela Mendonça Ferreira é fruto dos programas de incentivo ao desporto e paradesporto escolar promovidos pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), como o Programa Escolar de Formação e Desenvolvimento Esportivo de Mato Grosso do Sul. A paratleta de 21 anos é da classe T12 (baixa visão) e foi formada na Associação Seninha de Atletismo (Asa), de Campo Grande, sob orientação do técnico Daniel Sena.

Gabriela Ferreira integrou a delegação verde e amarela nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, realizados de 23 de agosto a 1º de setembro deste ano. Na competição intercontinental, a atleta colocou o nome de Mato Grosso do Sul em evidência, ao conquistar o ouro no salto em distância e bronze nos 100 metros.

O outro atleta de Mato Grosso do Sul que estará em Dubai é Fabrício Júnior Barros Ferreira. Natural de Naviraí, o paradesportista teve o primeiro contato com o esporte paralímpico em 2013, por meio de uma associação para pessoas com deficiência visual, no Estado de Santa Catarina.

O naviraiense de 21 anos também representou o Brasil no Parapan de Lima. Na capital peruana, ficou em primeiro lugar nos 100 metros e faturou a medalha bronzeada nos 400 metros. Hoje, Ferreira está vinculado à Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região (Advir), de Itajaí-SC. Assim como Gabriela, Ferreira é atleta de baixa visão e faz parte da classe T12.


Lucas Castro - Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).