Campo Grande é a sétima cidade mais congestionada do Brasil

Entre as cidades estudas, no ranking mundial, Campo Grande ocupa a 67ª. A pesquisa é liderada pela Capital da Rússia, Moscou, sendo seguida pelas cidades; Istambul (Turquia), Bogotá (Colômbia), Cidade do México (México) e a maior cidade brasileira, São Paulo, aparece como 5ª maior com trânsito congestionado. Dentre os municípios brasileiros listados, estão também Rio de Janeiro (7º), Belo Horizonte (18º), Curitiba (43º), Brasília (44º), Porto Alegre (48º) e por fim Campo Grande (67º). A empresa usa informações de 300 milhões de fontes diferentes, incluindo dados de vias, transporte público, estacionamento, gasto de combustível, pontos de interesse e outros.

A cidade não tem sistema de monitoramento. O diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte), Janine de Lima Bruno, defende o que ocorre no trânsito é apenas lentidão nos horários de picos. "Normalmente, a cidade, mede o fluxo de veículos pelas filas de congestionamento, mas Campo Grande não registra essas filas. Outras capitais existem filas, mas aqui o máximo que acontece é a lentidão do fluxo de trânsito em horário de pico, que dura cerca de uma hora em três pontos do dia, pela manhã, durante o almoço e no fim da tarde", explica Janine.

O problema no fluxo de veículos ocorre em horários isolados, e em pontos específicos, mas a administração busca solucionar os problemas. "Os problemas que nós temos no trânsito, são muito parecidos com o que se tinha no passado, são cruzamentos pontuais, que não se compara com grandes cidades como São Paulo. Na Avenida da 'Coca', por exemplo, nós tínhamos uma demora no trânsito, houve a reforma, e hoje o fluxo está melhor, e reduziu os riscos de acidentes. Na Avenida da Mato Grosso, a mesma coisa.

O próximo que nós vamos mexer é no cruzamento da Rua Joaquim Murtinho, com a Avenida Ceará, que existe uma lentidão passageira, você não fica nem 30 minutos lá, é coisa de 10 minutinhos e você já consegue prosseguir. Aqui em Campo Grande, o sistema viário é muito bom, com ruas largas", defende. Janine ainda aponta que a entrada dos motoristas de aplicativo não mudou em nada o trânsito na Capital, já que ocorreu uma substituição, onde pessoas deixaram de usar o carro próprio e passaram a utilizar o serviço.