Detran-MS alerta para golpe virtual da “CNH Social”

Site que circula nas redes rouba dados de usuários

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) fez alerta nesta quarta-feira (9) sobre um possível golpe que utiliza o nome da instituição e que oferece descontos e até mesmo gratuidade na emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

De acordo com o departamento, o site CNH Social 2019 atrai pessoas com a falsa promessa de que a CNH pode ser emitida a preços mais baixos ou até mesmo gratuita. Comunicado do Detran-MS, no entanto, alerta que o site pode ser uma tentativa de fraude virtual conhecida como Phishing, que rouba dados das pessoas.

O golpe funciona da seguinte forma: criminoso virtuais compartilham em redes sociais como WhatsApp e Messenger links maliciosos com propagandas que oferecem descontos e produtos a preços fora da realidade. Uma vez no link, o internauta é solicitado a fornecer dados pessoais, como CPF, contas bancárias, senhas e números de cartão de crédito.

No caso, o produto oferecido é a CNH Social, que de fato é um programa social desenvolvido pelo Sest/Senat, mas requer a publicação de um edital e é voltado apenas a jovens de baixa renda.

O Detran-MS alerta, também, que as comunicações oficiais acerca de programas, projetos ou demais assuntos referentes ao Detran-MS é feito com a utilização do site www.detran.ms.gov.br ou por meio de publicação em Diário Oficial do Estado. A nota traz, ainda, que a Cotra (Corregedoria de Trânsito)já tomou conhecimento do caso e abriu investigação visando a identificar a autoria.