Governo publica editais de retomada das obras do Aquário

A Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos) lançou nesta sexta-feira (23) os dois primeiros editais de licitação referentes à retomada das obras do Aquário do Pantanal. As publicações da frente de 'Construção Civil', que têm como objeto a conclusão da cobertura metálica e substituição dos vidros, estão disponíveis nas páginas 163 e 164 no Diário Oficial do Estado, conforme compromisso firmado pelo grupo de trabalho de retomada do empreendimento.

"A abertura do processo licitatório antes do previsto é um verdadeiro presente de aniversário para o município de Campo Grande. Estamos cumprindo o compromisso de finalizar este grandioso empreendimento com transparência e agilidade", destacou o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Murilo Zauith, que comanda a frente de trabalho e havia anunciado que os primeiros editais seriam lançados até agosto deste ano.

Conforme anunciado, o processo licitatório será parcelado em cinco frentes distintas: Construção Civil; Suporte à Vida, Instalações Elétricas; Maquinário; Instalação e Manutenção dos Tanques de Acrílico. As próximas licitações serão de conclusão das monocapas dos pórticos vermelhos e dos forros internos do auditório e da biblioteca, todas referentes à frente de Construção Civil. Os editais com os respectivos arquivos técnicos podem ser conferidos pelo link licitações no site da Agesul na página oficial do Governo de Mato Grosso do Sul.

O Aquário

Instalado no Parque das Nações Indígenas, principal cartão postal de Campo Grande, o centro de pesquisa contará com 32 tanques (24 internos e oito externos) da ictiofauna pantaneira (peixes e répteis), mais de 5,4 milhões de litros de água e um sistema de suporte à vida com condições reais do habitat. O objetivo é fazer do espaço um centro de referência em pesquisas e, para isso, o empreendimento também terá um museu interativo, biblioteca, auditório com capacidade para 250 pessoas, sala de exposição e laboratórios de pesquisa para estudantes, cientistas e pesquisadores.