MS tem 106% de ocupação de leitos de UTI e maior percentual de aumento de mortes do país

O Estado está em 4º no ranking de maior quantidade de pessoas esperando por vaga em hospitais

Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul atinge, nesta terça-feira (1º), a marca de 106% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para covid ocupados. A situação preocupa, pois conforme dados do Consórcio de Veículos de Imprensa, MS tem o maior percentual de aumento da média móvel de mortes por covid do país: 53%.

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, ao anunciar um novo boletim da covid com dados preocupantes, na segunda-feira (1º), lamentou a situação. "É o estado que mais cresce em números da doença no Brasil, mas a população optou por fazer aglomerações e festas clandestinas", ressaltou.

Dessa forma, os dados indicam que a fila de pacientes em estado grave que esperam transferência para leitos UTI está em 244 pessoas em MS, a 4ª maior do país. De acordo com os dados, o estado com maior número de pessoas na fila é o Paraná, com 616 pacientes. Em seguida estão: Minas Gerais (252) e São Paulo (247).

O boletim divulgado pelo governo de MS na segunda-feira já mostrava o colapso no sistema de saúde, com todas as regiões do Estado marcando ocupação de leitos em 100% ou mais. Geraldo Resende declarou que "nem quem tem convênio ou procura por hospital privado encontra leitos".


Fonte: Midiamax