Nas salas de aula de MS, 7% dos professores têm apenas ensino médio

Dos professores que estão na sala de aula responsáveis pelo ensino básico em Mato Grosso do Sul, 7% concluíram apenas o ensino médio. O dado consta do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019, divulgado nesta terça-feira pelo movimento Todos pela Educação. A pesquisa traça um raio-x da educação no País e indica deficiências tanto no aprendizado dos alunos quanto na formação dos docentes.

Segundo o levantamento, existe professor em Mato Grosso que estudou apenas até o nono ano, ou seja. O percentual é baixo, de 0,1%, mas ainda assim chama atenção.

Conforme o relatório indica, 2,1 % dos docentes fizeram o curso normal ou o magistério.
Quanto ao nível superior, 87,4% dos professores fizeram cursos de licenciatura e 3,4% têm formações sem a chamada licenciatura, voltada especificamente à atividade docente.

O último degrau do ensino, a pós-graduação, foi atingido por 40% dos professores sul-mato-grossenses.

É um percentual, assim como todos os outros, que coloca o Estado acima da media nacional. No Brasil, 36,8% dos docentes fizeram pós-graduação.

Ainda segundo o levantamento, 37,8% dos docentes dos anos finais do ensino fundamental não tinham licenciatura ou complementação pedagógica na área da disciplina pela qual eram responsáveis.