Comércio volta a funcionar e toque de recolher em Amambai agora é das 21h às 5h

Toque de recolher e medidas de prevenção e contenção da infecção pelo coronavírus em Amambai, assim como em todo o Estado, se dão a partir de apontamentos feitos pelo Programa Prosseguir.

Foto: Moreira Produções

A partir desta segunda-feira (5) está valendo em todo o Mato Grosso do Sul o novo Decreto do Governo do Estado que traz as medidas restritivas para conter o avanço dos casos de Covid-19 no Estado.

Essas medidas levarão em consideração as bandeiras de cada cidade definidas pelo programa Prosseguir para fixar o horário do toque de recolher. Amambai está com bandeira vermelha e, por isso, o toque de recolher inicia às 21h e segue até às 5h.

Nas cidades de bandeiras verde, amarela e laranja vai ser mais flexível, das 22h até às 5 da manhã, já nos municípios com bandeira cinza, o toque de recolher permanece das 20h até às 5 da manhã.

Estabelecimentos comerciais que até ontem (4) estavam impedidos de abrirem suas portas e prestarem atendimento ao público, a partir de hoje (5) estão autorizados abrirem normalmente desde que respeitadas as medidas e protocolo de biossegurança.


Prosseguir



Para definir a bandeira de cada cidade são levados em conta uma série de indicadores, entre eles disponibilidade de leitos de UTI, quantidade de equipamentos de proteção individual, contato com casos confirmados, redução da mortalidade em relação a covid-19, disponibilidade de testes, redução de novos casos, ocorrências da doença entre profissionais de saúde e incidência do vírus na população indígena, entre outros fatores.

O programa "Prosseguir" foi criado para avaliar e classificar os municípios em faixas de cores, de acordo com o grau de risco que cada cidade apresenta (de baixo a extremo), a fim de nortear os agentes da sociedade, principalmente entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19.


Fonte: Amambai Notícias