Documentos a um toque: Confira o que não precisa mais estar na carteira

Desde que o telefone celular virou smartphone e que a internet móvel se tornou uma realidade mais acessível, a versão virtual de documentos pessoais era uma questão de tempo. Esta realidade já chegou para muitos deles, que agora não precisam mais estar na carteira, porém, permanecem a um clique de distância: na tela do celular.

A versão virtual do RG, principal documento de identificação, ainda não é uma realidade, infelizmente. Existe até a promessa: em 2018, o governo federal chegou a anunciar o DNI Digital, uma versão virtual do documento, que teria validade em todo o território nacional e reuniria CPF, certidão de nascimento (ou casamento), além do título de eleitor.

Enquanto o DNI não vira realidade, saiba que já existem documentos que funcionam nessa modalidade virtual. Confira os principais:

CNH Digital

É comum que habilitados utilizem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) como documento de identificação no dia a dia, já que o documento reúne as principais informações do condutor, como número do RG e CPF. Para este fim, ainda é preciso ter a versão física da CNH. Mas, para a condução de veículos, o "papel" não é mais obrigatório, desde que ele esteja no smartphone!

Para isso, é preciso ter a nova versão da CNH, com QR-Code no verso. O usuário precisa fazer o download do app Na prática, quem tem o novo modelo consegue ter a versão digital da CNH no smartphone e não tem que arcar com as penalidades previstas em lei, desde que o celular esteja com bateria, obviamente!

CTPS Digital

Tudo bem que ninguém anda com a Carteira de Trabalho na carteira, mas o acesso às informações que lá estão, como as principais anotações de contratos de trabalho e salários iniciais, etc, já podem ser conferidos pelo aplicativo CTPS Digital.

Título de eleitor

Para votar também não é mais necessário a cédula de papel. Na verdade, isso já podia ser feito com qualquer documento com foto. Mas, sempre que for necessário conferir dados como zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais, basta baixar e se cadastrar no app E-Titulo.

CPF

O aplicativo Pessoa Física faz mais que substituir o CPF. Ele fornece informações importantes, gera comprovante de inscrição do cartão do CPF e permite até consulta de restituição de imposto de renda.