Manifestantes interromperam completamente o trânsito na MS-156 e na MS-386

Trânsito esteve interrompido desde às 11h / Foto: Raquel Fernandes - Amambai Notícias

Amambai (MS)- Manifestantes da Aldeia Limão Verde e da Aldeia Amambai interromperam o trânsito na MS-156, entre Amambai e Tacuru e na MS-386, entre Amambai e Ponta Porã, desde às 11h desta quarta-feira (25).

Por volta das 15h a tarde, na região da Aldeia Limão Verde, a fila de veículos que aguardavam a liberação da passagem era quilométrica, iniciando na entrada da reserva indígena e terminando já dentro da vila Limeira.

Durante a manifestação, o capitães das reservas, Alimers Nelson e João Gauto, foram categóricos ao afirmarem que a passagem só seria liberada após ter a fim a votação no STF, entretanto, representantes das comunidades indígenas que estão em Brasília para acompanhar a discussão informaram que houve uma mudança na data da votação, que deve acontecer até setembro.

Sendo assim, por volta das 16h, o trânsito em ambas rodovias foi liberado.


PL 490 - Marco Temporal


O Marco Temporal, que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal) e estava previsto para ser votado hoje prevê que os indígenas e quilombolas só teriam direito às terras que estavam sob sua posse até o dia dia 5 de outubro de 1988, quando foi aprovada a atual Constituição Federal.

Para os indígenas, a tese a ser discutida no Supremo beneficia somente grileiros e legitimaria todos os conflitos no campo.


Fonte: Amambai Notícias