Polícia Federal incinera 13 toneladas de maconha e cocaína em MS

Polícia Federal (PF) de Ponta Porã encaminhou para incineração, nesta terça-feira (5), cerca de 13 toneladas de drogas apreendidos nos últimos três meses pela equipe da Delegacia Federal do município, que faz fronteira com Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

De acordo com informações da PF, a maior parte da droga incinerada é de maconha, sendo aproximadamente 11 toneladas. Foram destruídas ainda duas toneladas de cocaína. O transporte da quantidade de entorpecente foi realizado por policiais federais e militares da Força Nacional até o forno de uma usina em Dourados.

O grande volume de droga foi reunido em função de flagrantes das várias forças policiais atuantes na região fronteiriça. Além de apreensões realizadas pela própria PF, flagrantes do crime de tráfico de drogas feitos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Operações da Fronteira (DOF) e Polícia Militar (PM), desde que configurada a transnacionalidade ou interestadualidade, também são lavrados em Delegacias da PF.

Para realizar a incineração, são necessárias autorizações de órgãos, como Justiça Federal, Justiça Estadual, Ministério Público e Vigilância Sanitária.

No ano passado, foram realizadas quatro operações para destruição de drogas apreendidas, totalizando aproximadamente 60 toneladas incineradas.