Bernal é absolvido de uma das denúncias, mas continua inelegível

O ex-prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP) foi absolvido pela Justiça em denúncia que ele era investigado por improbidade administrativa por ter usado mídias sociais e o site da prefeitura da Capital para fazer campanha em 2016. Mesmo com a sentença, Bernal continua inelegível por seis anos e o Ministério Público Estadual (MPE-MS) poderá recorrer da decisão.

A sentença, assinada pelo juiz da 2º Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos David de Oliveira Gomes Filhos pode ser conferida no Diário Oficial da Justiça, publicada nesta terça-feira (16).

Mesmo sendo inocentado por essa acusação, Bernal continua inelegível. Ele teve os direitos políticos cassados em 2018 e não pode assumir a Câmara dos Deputados, mesmo depois de alcançar mais de 40 mil votos para deputado federal.

Se Bernal assumisse, ele pegaria o lugar da deputada federal Bia Cavassa (PSDB) que teve 17.834 votos.

Na sentença, o juiz alegou que todos os candidatos à reeleição fazem a mesma coisa que Bernal fez, utilizar desses meios para fazer a comunicação durante campanha.

O ex-prefeito é presidente da sigla regional e ainda tem outras duas ações que deverá enfrentar na Justiça, a suposta compra de apartamento de, aproximadamente, R$ 2 milhões e do convênios com a Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (Omep) e Sociedade Caritativa e Humanitária (Seleta).