Tucanos querem deixar com Marquinhos iniciativa da aliança de 2020

Os entendimentos entre PSDB e PSD para uma aliança eleitoral no ano que vem, tendo como principal objetivo a reeleição do prefeito Marquinhos Trad (PSD) estão adiantados e podem resultar numa coligação majoritária envolvendo os dois partidos. Mas, entre os tucanos, tem prevalecido o entendimento de que, apesar das facilidades para um entendimento criadas pelo próprio governador, a iniciativa do entendimento deve ser do prefeito.

Recentemente, o presidente estadual do partido, Sergio de Paula, admitiu que num primeiro momento o partido tem que fortalecer sua chapa de candidatos a vereador. Na última entrevista que concendeu ao jornal O Estado, de Paula, ao admitir a aliança com o PSDS já hvia sinalizado para a importância da base dos entendimentos para um acordo. A coligação não será automática, mas resultado de um entendimento.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), por sua vez, em solenidade público comentou a possibilidade de uma aliança revelando que tem mesmo um compromisso pessoal com o prefeito no sentido de caminharem juntos na eleição do ano que vem. Evitando, no entanto, tratar do assunto como fato consumado, fixou para abril do ano que vem a data para tratar desse assunto de forma mais objetiva.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD), por sua vez, também tem preferido deixar para o ano que vem a tratativas eleitorais. Com isso, ele evita antecipar compromissos que só devam ser firmados às vésperas da campanha eleitoral e depois da "janela partidária", período em que vereadores podem mudar de partido sem risco de perder o mandato.

Por razões diferentes os dois mantém o mesmo praz. Ao deixar para o ano que vem, Reinaldo dá um tempo para que Marquinhos prepare o encaminhamento de um acordo, envolvendo, por exemplo a definição do candidato a vice na chapa, eventuais composições futuras e um acordo envolvendo as eleições de 2022. Reinaldo é pre-candidato a senador, e Marquinhos sabe que, estando uma eleição atrelada à outra, esse tempo pode ser utilizado para evitar que pressões sobre a aliança se antecipem.

Os dois concordam em deixar para a frente, mas entre os tucanos há uma expectativa quanto ao início de um entendimento com o PSD a partir do compartilhamento de espaços políticos e eleitorais nas eleições do ano que vem.

Quando afirmou que a prioridade para o seu partido é a eleição de vereadores, o presidente estadual do PSDB , Sergio de Paula, deixou sinal para Marquinhos de que não vai abrir discussão interna, ao menos por enquanto, relacionada ao lançamento de um candidato próprio a prefeito, mas não esconde a expectativa de que, sobre uma aliança, a inciativa deve ser do candidato, no caso Marquinhos Trad que pretende a reeleição.